Quando se trata de maximizar os retornos, uma das opções mais populares é o investimento de alto risco. Com ele, existe a chance de multiplicar o capital investido em um período mais curto. Em contrapartida, a probabilidade de perda financeira também é mais alta.
Por esse motivo, muitos investidores se perguntam como gerenciar as possíveis perdas nesses tipos de alocação e quais são as melhores opções. Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre investimento de alto risco: significado, vantagens e dicas de aplicações.
O que são investimentos de alto risco?
Investimentos de alto risco são aplicações que apresentam maior probabilidade de resultar em perdas financeiras, apresentar cenários incertos ou desfavoráveis.
Um investidor de alto risco procura aplicações que não oferecem nenhuma garantia da quantidade de rentabilidade e ganho. Essa é a essência desse tipo de investimento: quanto maior é o risco, maiores são as possibilidades de retorno.
Ao investir em ativos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, o investidor pode calcular quanto será o retorno mínimo. Por isso, essas opções são mais voltadas para investidores cautelosos. Isso não ocorre em um investimento de alto risco.
Com os investimentos de alto risco, é possível ter uma rentabilidade muito alta ou muito baixa, já que a imprevisibilidade é grande. Em geral, esse tipo de aplicação é mais utilizado entre os investidores moderados e, principalmente, experientes de perfil agressivo, mais adeptos ao risco.
Os ativos de renda variável, como ações e criptomoedas, são considerados investimentos de alto risco porque estão sujeitos às oscilações do mercado financeiro. A vantagem para o investidor é que, nessas variações, pode haver um retorno muito maior que na renda fixa.
O grau de risco varia dependendo do investidor, por isso, é importante conhecer o seu perfil e definir bem a sua estratégia de investimento, apostando em uma boa diversificação.
Se você está disposto a abrir mão de um pouco de segurança e previsibilidade para aumentar o potencial de retorno, o investimento de alto risco não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Já para investidores de perfil conservador, é mais indicada uma carteira focada em investimento de alta liquidez e baixo risco!
Exemplos de investimento de alto risco
No mercado financeiro, há várias opções de investimentos de alto risco que podem ser usadas para potencializar a carteira. Citamos e explicamos alguns desses investimentos a seguir.
Ações
Investir em ações de alto risco é mais recomendado para investidores de perfil arrojado, uma vez que o mercado acionário é volátil. Isso significa que ele está sujeito a oscilações ao longo do tempo, e os retornos são menos previsíveis.
Os ativos da Bolsa de Valores são sensíveis às mudanças da política e da economia, tanto do Brasil quanto do mundo. Por isso, é impossível prever com exatidão o rumo de cada ativo e como eles reagem a cada acontecimento.
Day trade
Na modalidade day trade, o investidor compra e vende as ações no mesmo dia, ganhando com o sobe e desce do mercado ao longo do pregão. Além das ações, é possível realizar esses movimentos com dólar, commodities e outros ativos, inclusive em renda fixa.
Se o investidor não fizer a operação de compra e venda no mesmo dia, a transação é considerada swing trade, tão arriscado quanto o day trade, mas com outro tipo de tributação.
Criptomoedas
As criptomoedas representam um excelente exemplo de investimento de alto risco devido à alta volatilidade. O Bitcoin, por exemplo, já caiu mais de 50% em determinado período e subiu mais de 100% depois. Esse nível de altos e baixos é comum com criptoativos e mais raro de acontecer com as ações.
Venture Capital
No investimento em Venture Capital, que também pode ser considerado um fundo de investimento de alto risco, o foco está em empresas disruptivas no mercado, em que atuam e têm enorme potencial de crescimento.
Em geral, essas empresas são startups que ainda não estão listadas na Bolsa de Valores, o que pode ser um empecilho para investidores iniciantes. Nesse sentido, a G2D pode ajudar!
Democratizamos o investimento em Venture Capital e permitimos que os investidores apliquem capital em companhias promissoras no Brasil e nos Estados Unidos. Dessa forma, é possível contar com a experiência dos analistas da G2D para encontrar as melhores oportunidades, de forma acessível.
Como diminuir os riscos dos investimentos
A melhor maneira de reduzir os riscos é a diversificação da carteira de investimentos! Aqui, vale a velha máxima de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. É importante equilibrar investimentos de renda fixa e variada, como ações, criptomoedas, Venture Capital e outros fundos.
O investidor define o peso de cada uma dessas classes, de acordo com o perfil e a estratégia de investimentos. Dessa forma, é possível cultivar um portfólio com uma relação saudável entre risco e retorno financeiro.
Diversifique seus investimentos com a G2D
Apostar em investimentos de alto risco é uma ótima forma de incrementar a carteira de investimentos e potencializar os rendimentos. Porém, como mostramos, é necessário ter uma estratégia bem definida e diversificar o portfólio, mesclando diferentes tipos de ativos.
Conte com a G2D para encontrar as melhores oportunidades em Venture Capital e alocar parte de seu capital em companhias com grande potencial de valorização a longo prazo. Clique e conheça o nosso portfólio para saber mais!